quarta-feira, 17 de abril de 2013

Educação na Ditadura Militar

O Regime militar foi o período da política brasileira em que militares conduziram o país. Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar.
A Ditadura militar no Brasil teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. Este golpe de estado, caracterizado por personagens afinados como uma revolução instituiu no país uma ditadura militar, que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985. Os militares na época justificaram o golpe, sob a alegação de que havia uma ameaça comunista no país.

A educação na ditadura teve duas reformas que foram as reforma universitária e a reformo de primeiro e segundo grau. A de segundo grau determinou a total ficionalização do ensino de segundo grau e a de primeiro grau unificou o ensino primário. Nesse época a liberdade de expresso eram proibidas ate para os estudantes que foram calados pelo decreto 477.




Nenhum comentário:

Postar um comentário