quarta-feira, 17 de abril de 2013

Educação no Império Brasileiro



O Brasil tornou-se independente de Portugal em 1822, porém a forma de governo continuou sendo a mesma, a Monarquia. Neste período conhecido como império o catolicismo continua a ser a religião oficial do Brasil, entretanto a Igreja estaria neste período submissa ao Estado.No periodo do imperio o estado e a igreja eram unidadas o que facilitou a influencia da igreja sobre a educacao na Brasil fomentando assim uma sólida base religiosa em favor da educação moral.
Atraves desses privilegios a primeira escola que surgia na epoca foi o Colégio Dom Pedro II no Rio de janeiro, e a partir deste momento começa a expansão de novas escolas religiosas. Os assuntos da Igreja Católica mantinham interferência do monarca e os líderes religiosos prestavam obediência ao rei, as demais religiões eram proibidas. Durante o período imperial surgiram as chamadas escolas imperiais e uma incipiente rede de escolas públicas para atender os filhos da elite brasileira. A educação era um privilegio de poucos, o índice de analfabetismo era alto.Alguns anos mais tarde, por uma série de fatores favoráveis ao Brasil, o país recebe um grande contingente de imigrantes, que na grande maioria não eram católicos ,esses imigrantes foram apoiados pelo próprio império que tinham iteresse no desenvolvimento economico e social do país.
O sistema de ensino passou a ser unificado e centralizado, permitindo que o aluno aprenda o mesmo conteúdo em qualquer lugar do Brasil, tais conteúdos seriam transmitidos por um professor que estaria sob tutela do Estado e não mais da Igreja. Assim o Estado passa efetivamente a cuidar dos assuntos educacionais, em decorrencia da separacao com a igreja, permitindo ainda que a educação seja de fato efetivada e não mais o velho modelo catequético.



Referências:




Nenhum comentário:

Postar um comentário