quarta-feira, 17 de abril de 2013

Idade Moderna - Século XVII



Conhecido como século do método é também como século do “saber ativo” que fez aliança entre a ciência e sua aplicação prática.
Nesse século ainda persistia as contradições do processo feudal e da ascensão da burguesia, como consequência desenvolvimento do capitalismo. Intensificando o comércio, a colonização assumia características empresarias. O crescimento das manufaturas alterou as formas de trabalho.
Com a criação de companhias de comércio, os sistemas de exploração colonial, as definições dos monopólios comerciais faziam parte das preocupações desses reis, que estabeleciam um conjunto de práticas e politicas econômicas conhecidas como mercantilismo.
Na educação, os Jesuítas ministravam um ensino conservador, tradicional e, além disso, organizados e competentes. Desejosos de promover a reforma moral e espiritual na Igreja Católica julgavam que a finalidade da educação era impedir o desenvolvimento da natureza corruptível, por isso o número de alunos na sala de aula deveria ser pequeno. A aplicavam o método fonético na aprendizagem da leitura ensinando somente conhecer as letras pela pronúncia.
Educação Pública, no século XVII ainda persistia a tendência em oposição ao ensino dos Jesuítas, tradicionalmente centrado no nível secundário e mais elitista.
O Realismo na Pedagogia influenciavam os pedagogos cada vez mais interessados pelo método e pelo realismo em educação, a fim de tornar a educação mais agradável e prática e eficaz, em alguns casos até universal, estendida a todos.
A formação da mulher não era prioridade. Apenas desempenhar o papel de mulher do lar e mães e a educação religiosa.


9 comentários:

  1. qual a referencia bibliográfica?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. ARANHA, Maria Lúcia Arruda. História da Educação e da Pedagogia. Geral e Brasil. São
      Paulo: Moderna, 2006. (3ª ed. rev. ampl.)

      Excluir
  3. Respostas
    1. ARANHA, Maria Lúcia Arruda. História da Educação e da Pedagogia. Geral e Brasil. São
      Paulo: Moderna, 2006. (3ª ed. rev. ampl.)

      Excluir
  4. Também gostaria de conhecer a bibliografia.

    ResponderExcluir
  5. E como ficou o analfabetismo? Tá muito pobre a exposição, parece um resumo mal resumido, desculpa

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, gostei muito do seu resumo e vai me ajudar a montar meu trabalho, mesmo que precise pesquisar mais um pouco. Estou precisando desse livro, se vc tiver .pdf, e puder me enviar agradeço!

    ResponderExcluir
  7. Tente desenvolver ha muita informaçao oculta.

    ResponderExcluir